terça-feira, 12 de abril de 2016

SEMANA DA LEITURA - OUTRAS FORMAS DE PROMOVER A LEITURA


                Na disciplina de Educação Tecnológica, a partir do conteúdo programático “O movimento”, os alunos do 6.º A, sob orientação da professora Alda Ramos, construíram miniaturas de carros e comboios que andavam sob rolamentos. Autênticas obras de arte, saídas das mãos criativas dos nossos alunos.
Como é muito importante partilhar, os alunos enfeitaram um espaço na biblioteca com a mostra do trabalho desenvolvido para divulgar pela comunidade educativa a sua arte.
Cada um tentava mostrar “a sua obra mecânica”, pondo o seu veículo em andamento.
 Com estas construções conseguiram criar uma ponte tecida de poesia entre a disciplina de Português e a disciplina de Educação Tecnológica, trabalhando-se de forma lúdica e didática a educação literária. Assim, a partir da palavra “movimento”, revisitaram-se alguns dos poetas como: Sophia Breyner Andresen, Manuel Alegre, Luísa Ducla Soares, Eugénio de Andrade, Miguel Torga, Cecília Meireles e Fernando Pessoa, e escolheram-se poemas que nos transportaram ao mundo semântico da palavra movimento, cujos títulos (“O Mar”; O Astronauta; “Na Minha Bicicleta”; “Barco”, “Urgentemente”, “ Estrela Cadente,” O Vento”; O Amor”; ”O Sonho”) nos embriagaram de movimento poético.
Os alunos, as professoras Alda Ramos, Ana Paula Carvalho, Teresa Matos e a assistente operacional da biblioteca, D. Manuela Gonçalves, declamaram os poemas selecionados, deixando-se envolver pela sensibilidade trazida pela brisa das palavras dos poetas.
 Desejávamos tornar cativos da beleza do texto poético todos os participantes.
 Será que conseguimos?

 Equipa da BE





Sem comentários:

Enviar um comentário