segunda-feira, 11 de abril de 2016

Para além da Semana da Leitura…

            "A nossa capacidade de indignação pode e deve levar-nos a ações construtivas, motivadas pela recusa da passividade e da indiferença". Stephane Hes
 A essência desta mensagem foi o mote que nos incitou a trazer à BE, na Semana da Leitura, a representante do grupo 36, da Amnistia Internacional, em Chaves, Paula Dias, encarregada de educação da aluna Joana Dias, do 6.º E.
A convidada começou por enumerar múltiplas situações, que ainda ocorrem no mundo, onde os direitos humanos não são respeitados. A seguir, leu um poema sobre o terrorismo da coletânea “ 39 Poemas e Contos Contra o Racismo”, com a particularidade  de ter  sido escrito por uma  aluna de 11 anos, faixa etária em que se agrupam a maioria dos alunos do 6.º E.  
                   
      Luta contra o racismo
O racismo ainda existe,
Apesar de muitos lamentos,
O negro ainda é excluído,
E sofre muitos tormentos.
Para quê pôr de parte?
 Para quê discriminar?
Se somos todos iguais,
Não na cor, mas no olhar!
O racismo no Mundo
Quer nos ganhar
Mas se todos nos unirmos
Não nos vai alcançar.
Em vez de olharmos para a pele
Vamos todos olhar para o coração!
E ver o outro como ser igual
Não como um ladrão!
Não continuemos com isto
Vamos lá todos lutar,
Pois o racismo e discriminação
Vão ter mesmo de acabar!!!
Vamos esquecer preconceitos
E parar de apontar
Afinal todos queremos
Os nossos sonhos realizar!
Se um negro encontrares
Não mudes o teu modo de pensar
Trata-o bem e com carinho
Normalmente, sem o julgar.
Lá por haver pessoas diferentes,
Doutro sítio ou religião
Todos nós no mundo devemos
  Ao racismo dizer: Não!!!
                       Carolina Amante  (11 anos)

Dada a importância crescente de se apregoar o respeito pelos direitos humanos e liberdades individuais, o professor Luís Paulino e a Professora Ana Paula Carvalho trouxeram à ribalta do momento o monstruoso gigante adamastor da nossa era, não proveniente da imaginação, nem do medo do desconhecido, mas, sim, doentiamente real: o terrorismo. Estabeleceu-se um diálogo vivo e entusiasmante entre a convidada, os professores e os alunos, à volta desta realidade assustadora e dos motivos que norteiam estes hediondos fundamentalistas que em nome da sua religião semeiam o terror nas grandes capitais europeias.
Como complemento e, numa perspetiva formativa, foram lidos e comentados pela professora e alunos excertos do livro O Terrorismo Explicado aos jovens e aos Outros, de José Jorge Letria. 
Foi uma sessão muito profícua e isso regozija-nos, porque o nosso papel como educadores é mostrar aos alunos a realidade e impulsioná-los a pensar e a agir, no sentido de mudarem o mundo à sua volta, sempre crentes na esperança de que é possível construir-se um pequeno paraíso na terra.
 E porque acreditamos que, em todas as épocas, encontrámos sinais de paz, sugerirmos que consultem este link: https://www.youtube.com/watch?v=_LjgikqlAs4  há sinais de paz: 5 rostos, 5 vidas, 5 atitudes”   e… retirem uma lição de vida!
 Quem sabe, se muitos quiserem, a mudança acontece!
 Ana Paula Silva Carvalho e Luís Bento, professores 


Sem comentários:

Enviar um comentário