quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

O Texto Jornalístico - Sessões formativas

O Texto Jornalístico - Sessões formativas


A biblioteca escolar, em articulação com o grupo disciplinar de Português do AE Dr. António Granjo, convidou o jornalista e diretor do jornal A Voz de Chaves, Paulo Chaves, para dinamizar nas Escolas Dr. Francisco Gonçalves Carneiro e Dr. António Granjo sessões formativas sobre o texto jornalístico. Estas palestras tiveram como público-alvo os alunos dos 6.º e 7.º anos de escolaridade.
 O encontro entre o jornalista e os alunos foi muito produtivo e gratificante. Para além dos discentes terem tido oportunidade de consolidar conhecimentos sobre o texto jornalístico, trabalhado na aula, tiveram ainda a possibilidade de ver como se faz o jornal impresso, através da explicação/visualização do processo.
Esta componente prática da sessão encantou os alunos que, a seu tempo, iam multiplicando questões. O jornalista esclareceu todas as dúvidas e curiosidades num tom discreto, mas, simultaneamente, emotivo, onde se lhe adivinhava a paixão pelo ofício.
No final da apresentação, a título de reflexão, confrontou os alunos com os novos desafios que a imprensa do século XXI enfrenta devido às plataformas digitais.
Pela qualidade e sapiência da apresentação e por ter propiciado esta enriquecedora e diferente forma de aprender, os(as) professores(as) de Português, os alunos e as professoras bibliotecárias agradecem a vinda do jornalista Paulo Chaves ao nosso Agrupamento.

A equipa da Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário