sexta-feira, 1 de abril de 2016

SEMANA DA LEITURA – DIA INTERNACIONAL DA MULHER




O mar dos olhos

Há mulheres que trazem o mar nos olhos
Não pela cor
Mas pela vastidão da alma

E trazem a poesia nos dedos e nos sorrisos
Ficam para além do tempo
Como se a maré nunca as levasse
Da praia onde foram felizes

Há mulheres que trazem o mar nos olhos
pela grandeza da imensidão da alma
pelo infinito modo como abarcam as coisas e os homens...
Há mulheres que são maré em noites de tardes...
e calma


Sophia de Mello Breyner Andresen, in Obra Poética

O dia 8 de Março é uma oportunidade para trazer uma data abençoada, porque traz à ribalta os
problemas com que se debatem as mulheres no mundo. Mas não serve apenas para enumerar as situações de  violência física e psicológica de que são alvo, nem a iniquidade ou a violação dos direitos humanos, serve também para  lembrar as pequenas/grandes conquistas que se vão  trilhando no caminho árduo da luta pela igualdade de género.
Neste âmbito, e numa perspectiva de, na Semana da leitura, aliar leituras de escritoras à igualdade de género noutras profissões  
trouxemos à biblioteca uma “Bombeira” morena e sorridente, D. Angelina, que se apresentou fardada a rigor, na biblioteca da EB 2,3 Dr. F. Gonçalves Carneiro, para conversar com os alunos do 5.º F e dos 6º A, B, C, E, sobre o seu percurso de vida enquanto bombeira. Mas não se limitou a falar apaixonadamente das suas funções no INEM; referiu outros campos para os quais são treinados bombeiros (as): incêndios urbanos ou florestais, socorro dos feridos em acidentes de vária ordem, etc…
E porque lidam diariamente com situações limite, a coragem, a determinação e a bondade natural são indispensáveis na sua conduta.
D. Angelina referiu a propósito da sua profissão: “aprendemos a ser mais humanos, a não julgar tanto as vulnerabilidades dos que nos rodeiam. Também, continuou - D. Angelina - está provado que as mulheres são mais resistentes à dor e mais pragmáticas no momento de tomar grandes decisões“. Por isso – acrescentamos nós - pelo trabalho ímpar que desempenham, é importante engrossar o número de mulheres nas corporações de bombeiros e sensibilizar a comunidade em geral para o seu valor, já que, a partir do momento em que as mulheres tiveram acesso a esta profissão outrora tipicamente masculina, já  foi  também possível dar um pequeno passo na promoção laboral da  igualdade do género.  
As perguntas dos alunos iam chovendo em catadupa, mas a nossa bombeira respondia prontamente e com assertividade .  Foram lidos poemas sobre a MULHER e explicada a origem deste data.
A equipa da biblioteca escolar não quis deixar de agradecer a presença da nossa convidada  bombeira, mostrando, de forma simbólica, a sua gratidão pela sua presença, através da oferta de um livro.
Infelizmente, enquanto o mundo não for um local mais pacífico e igualitário, será sempre importante assinalar o Dia Internacional da Mulher, pois, não obstante o muito que já foi conquistado, há ainda muitas montanhas e planaltos a derrubar (leia, em baixo, as barbaridades de que as mulheres são alvo por todos os cantos do planeta). 
                A nossa luta continua...

 Equipa da BE


ATENTADOS À DIGNIDADE DA MULHER POR CÁ E POR LÁ


  
v  A diferença do salário médio, em Portugal, entre um homem uma mulher ainda ronda os 20%, sem explicação clara para tal.
v  No ano passado, morreram 42 mulheres em contexto de violência doméstica em Portugal.
v  No mundo inteiro, quase 14 milhões de crianças são obrigadas a casar todos os anos antes de atingirem a maioridade. Mais 80% destas crianças são meninas.
v  Dados das Nações Unidas revelaram recentemente que pelo menos 200 milhões de meninas, raparigas e mulheres foram vítimas de mutilação genital.   
v Há milhares de mulheres mortas anualmente em supostos crimes de honra e demais atrocidades.


Este dia faz sentido enquanto existirem
v  mulheres que são questionadas sobre a roupa que estavam a vestir após sofrerem um ataque brutal que lhes ceifa a vida;
v  Sakinehs que apedrejam mulheres até à morte por supostos adultérios confessados sob tortura;
v  Feng Jianmeis (China) a quem arrancam um filho do ventre aos sete meses de gravidez por não ter dinheiro para pagar uma multa;
v  estudantes violadas até à morte em autocarros da Índia e cujos violadores continuam a achar que tiveram motivos para o fazer;
v  casamentos forçados de adolescentes a quem não é permitido o amor;
v excisões a meninas como forma de purificação ou tráfico de mulheres para redes de prostituição;
v  estrelas de Hollywood a serem ameaçadas de divulgação de fotos suas privadas em redes sociais como represália a discursos públicos sobre os direitos das mulheres;
v  discriminação relacionada com a questão da maternidade…
 Fonte; Jornal Expresso  (adaptado)


 Atropelos aos direitos das mulheres no mundo



Sem comentários:

Enviar um comentário