segunda-feira, 11 de abril de 2016

PROJETO AJUDARIS 2016

                              
 A escola aderiu ao projeto AJUDARIS 2016 e, nesse âmbito, a turma A, do 6.º ano, sob a orientação da professora de Português, “arregaçou as mangas” e criou uma história com 1700 carateres, de acordo com o tema proposto: “Alimentação”. Trata-se de uma iniciativa pioneira e inovadora de incentivo à leitura, à escrita e  à arte de ser solidário. O resultado final é compilado numa obra coletiva que junta os contos escritos por pequenos / grandes autores, em contexto de sala de aula. Após seleção, são ilustrados por artistas solidários que  lhes transmitem cor e magia. Os fundos conseguidos com a venda dos exemplares revertem em prol de projetos sociais  direcionados a famílias e crianças em idade escolar. Este trabalho terá duas versões uma para alunos do ensino regular e outra para os CEI. As personagens são os alunos da turma e os da unidade de ensino especial numa  mistura perfeita de metade invenção /  metade realidade).
Vamos ler?
Alimentar a amizade

Houve um tempo em que as pessoas viviam em contacto direto com a natureza, mas o avanço da tecnologia modificou o modo de viver e alimentar. Entre avanços e recuos, chegámos ao século XXI, época em que se localiza esta história, cujos protagonistas são meninos e meninas e uma fada de encantar.
Apresentemo-los:
           O Luís, tagarela e vivaço, comia apenas nuggets de frango, salsichas, cookies, muffins e tinha videojogos sem fim. Em pouco tempo, contraiu a epidemia do século XXI (obesidade).
O amigo Rafael, pequenote de olhos esverdeados, partia corações, mas quase não comia e saltava refeições. Jogara futebol, mas, por causa da anemia, agora não podia.
 A Sara, princesa de olhos azuis e sedosos cabelos loiros, devorava bolos e refrigerantes. Estes hábitos trouxeram-lhe uma doença silenciosa (diabetes).
Então, um grupo de alunos de Educação Especial, meninos bondosos e solidários, quando souberam destes casos pediram à fada da alimentação que os ajudasse, através da magia dos afetos, a resgatar do abismo estes jovens, ajudando-os a fazer uma alimentação equilibrada.
A Inês musicou um tema ao Luís: se queres emagrecer uma alimentação saudável tens que fazer! Inclui nas tuas escolhas: fruta, legumes, cereais integrais e carnes magras.
A Helena, alegre e risonha, pedia ao Rafael:
- Se queres melhorar, nada de refeição saltar; tal como no jogo minecraft, tu precisas de te alimentar para a anemia derrotar.
A Sara substituiu o excesso de doces por carinho. O Rafael o futebol recomeçou e o Luís a elegante voltou.
Gratos, deram as mãos e dançaram à volta da “ Roda dos Alimentos”, enquanto, ao longe, a fada se despedia com um suave afago trazido pelo vento.


Texto coletivo elaborado pelos alunos 6.º A da Escola EB2,3 Dr. Francisco Gonçalves Carneiro, Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo (Chaves).

Sem comentários:

Enviar um comentário