domingo, 1 de maio de 2016

Encontro de escritores

Aliando-se ao projeto “Ponte Escrita”, as bibliotecas das escolas EB1 Nº3, EB2,3 Dr. Francisco Gonçalves Carneiro e Secundária Dr. António Granjo receberam, no dia 15 de abril, os escritores Herculano Pombo, Rui Vieira e Tiago Salazar, respetivamente.
                Num ambiente preparado para o efeito, os autores conversaram com os alunos sobre o seu percurso enquanto escritores e leitores, encantando os alunos, desde o 3.º ao 11.º ano, que lhes colocaram diversas questões sobre as suas experiências e obras.
O escritor Alexandre Pombo trouxe aos alunos vivências que originaram a publicação da obra Crescem pães sobre os Outeiros, em colaboração com o Eng. Altino Rio, que também esteve presente. Na despedida, após concluído o espaço dedicado às questões colocadas pelos alunos, o escritor prometeu aos pequenitos do 3.º e 4.º ano que voltaria àquele espaço para ler a história que entretanto irá criar no âmbito de projeto “Ponte Escrita”.  
 Na EB2,3 Dr. F. Gonçalves Carneiro, o escritor Rui Vieira direcionou a sua intervenção para a promoção da leitura. Falou apaixonadamente de livros e do bem-estar que trazem aos que já descobriram esse deleite. Quis conhecer os gostos literários dos alunos, realçando a componente lúdica e didática das viagens que são possíveis realizar através das páginas dos livros e a forma como a leitura regular valoriza as suas aprendizagens, tornando-os alunos competentes e leitores felizes. A sessão foi-se prolongando para além do tempo calendarizado para o efeito, já que os alunos estavam presos ao fio condutor do relato de experiências do escritor que, por seu lado, também se sentia bastante envolvido com o colorido de emoções que transparecia das intervenções espontâneas dos alunos. Muito assertivo perante os alunos, Rui Vieira atribuiu um papel determinante ao esforço e empenho na concretização de sonhos que serão, certamente, acreditamos nós, mais bonitos se forem embalados pela magia dos livros. 
                Na Escola Secundária Dr. António Granjo, o escritor viajante Tiago Salazar falou dos seus amores imutáveis - a escrita e as viagens, provocando um fascínio ímpar no grupo etário a quem se dirigia e estimulando questões diversas, associadas à sua experiência enquanto viajante. Falando da literatura de viagens, salientou o facto de, desde sempre, Portugal ter sido um país de escritores-viajantes, exemplificando com autores quinhentistas, que nos transportaram, através da escrita, para novos locais, novas culturas, novas realidades, ajudando a formar pessoas mais cultas e sábias, daí a importância da leitura para construir pensamento e tornar as pessoas mais conhecedoras e críticas. No final, teve a simpatia de participar na atividade “O poder da gratidão”, inserida no projeto Todos Juntos Podemos Ler, escrevendo uma mensagem de agradecimento.
Graças a esta iniciativa cultural, promovida pelo Município de Chaves, estes escritores passaram pelas nossas escolas, propiciando aos alunos a possibilidade de conhecer outros livros, outras leituras, outros autores.
E, porque sabemos que a vida pode sempre mudar para melhor pela influência de um  livro ou de um autor, pedimos aos artistas das palavras luminosas  que  voltem sempre!

Equipa da BE




Sem comentários:

Enviar um comentário