segunda-feira, 30 de abril de 2018

“MIÚDOS A VOTOS:QUAIS OS LIVROS MAIS FIXES?” – DEBATE/COMÍCIO/ATO ELEITORAL

      
Seis dos livros candidatos da iniciativa “Miúdos a Votos: Quais os Livros Mais Fixes?” invadiram o Auditório da ES Dr. António Granjo, na tarde do dia 18 de abril, para um debate/comício com os respetivos alunos que por eles fizeram campanha.
Os livros: A Culpa é das Estrelas, Harry Potter e o Cálice de Fogo, História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar, O Principezinho, O Rapaz do Pijama às Riscas e O Recruta foram brilhantemente defendidos pelos seus apoiantes (Érica Rodrigues; Carolina Parada; Duarte Morais e João Cunha; Ana Moura, Eva Barradas e Tatiana Silva; Marta Teixeira; Gabriel Freitas e Gonçalo Ferraz), que apresentaram os pontos fortes dos livros que apoiaram, apelando ao voto dos colegas assistentes.
Para além deste debate/comício, os alunos fizeram apresentações na Biblioteca Escolar, elaboraram cartazes e criaram alguns BookTrailers que, ao longo do período de campanha, engalanaram diversos espaços da escola.
A iniciativa “Miúdos a Votos: Quais os Livros Mais Fixes?” é promovida a nível nacional, pela segunda vez,  pela Revista Visão Júnior (que, este ano, nos brindou com a sua presença para fazer a reportagem da atividade),  em parceria com Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), e destina-se a crianças e jovens do 1.º ao 9.º ano de escolaridade. Pretende-se que, através dos livros, os alunos tomem consciência das fases de um processo eleitoral (recenseamento, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, votação e escrutínio dos votos) promovendo, simultaneamente, a leitura e valores de cidadania.
No dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, decorreu o ato eleitoral e escrutínio dos votos, nas escolas Dr. Francisco Gonçalves Carneiro (2º CEB) e Dr. António Granjo (3º CEB), tendo os alunos diretamente envolvidos ficado mais conscientes dos seus direitos e deveres cívicos, bem como da importância da leitura para nos ajudar a compreender o mundo, os outros e a nós próprios.
Parabéns a todos os alunos e professores que contribuíram para que a atividade fosse bem sucedida!



Equipa da Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário