sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Todos Juntos Podemos Ler

“Inclusão é sair das escolas dos diferentes e promover a escola das diferenças.”

Maria Tereza Mantoan, 2003




O ponto de partida para a criação deste projeto surgiu quando o Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo foi selecionado a nível nacional, pela Rede de Bibliotecas Escolares, Plano Nacional de Leitura e Direção dos Serviços de Educação Especial,  para aplicar  o Todos Juntos a Podemos Ler (TJPL) aolongo dos anos letivos de  2013-2014 e 2014-2015.
Terminado este período, a equipa decidiu dar-lhe continuidade devido ao impacto positivo conseguido junto da comunidade educativa.
Recentemente, no âmbito do Encontro Regional do Projeto Todos Juntos Podemos Ler, foi endereçado à equipa coordenadora um convite para que, no dia 24 de novembro, no Conservatório de Música do Porto, integrasse o painel “Divulgar o projeto na Web – uma rede para a partilha de recursos e materiais pedagógicos”, como exemplo de boa prática de divulgação e partilha. Assim, através da explicitação da estrutura e dos conteúdos do blogue http://lertodosjuntos.blogspot.pt/ e com o apoio presencial da nossa diretora, levámos aos colegas que também trabalham nas suas escolas o projeto TJPL a forma como materializamos  esta ideia de criar uma escola inclusiva, onde todos possam ler, independentemente do suporte utilizado.   
Ao longo do tempo, este projeto, cujas siglas TJPL representam, para nós, o possível primeiro verso de um poema escrito com os dedos da tern ura e persistência, a par de uma certeza inabalável de que trilhamos o caminho certo no encalço deste sonho que é o de construir pontes de comunicação entre todos os alunos, através de diferentes recursos de leitura e de acesso à informação.
Foi e é nessa meta tornar as bibliotecas do nosso Agrupamento Inclusivas. Por isso, continuaremos a desenvolver, entusiasticamente, o projeto Todos Juntos Podemos Ler, porque acreditamos que "todos juntos podemos fazer a diferença na vida dos alunos diferentes".
                                                                                   Equipa Coordenadora do Projeto





Sem comentários:

Enviar um comentário