terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O lobo culto - utilização da BE



Com o objetivo de dar continuidade à formação do utilizador aos alunos do pré-escolar do J.I. de Chaves e  J.I., 1º e 2º anos da escola do Caneiro, explorou-se a obra "O lobo Culto",  por ser dotada de enormes potencialidades para levar os alunos a perceberem a necessidade de uma leitura fluente e com entoação.  
As atividades foram também orientadas no sentido de formar e sensibilizar as criança e docentes como utilizadores da BE. 
Deste modo, proporcionou-se  uma narrativa onde são narradas as diferentes etapas de formação do leitor, desde a alfabetização à compreensão leitora capaz de proporcionar prazer e fruição. O lobo, motivado por vários animais que também surgem como leitores compulsivos, transforma-se, paulatinamente, num exímio contador/leitor de histórias, ganhando o respeito e admiração dos seus novos amigos, com os quais compartilha o prazer da leitura e as viagens fantásticas que ela proporciona.
No final da atividade as crianças consolidaram os seus conhecimentos através do jogo " O semáforo" interiorizando e aplicando as regras da utilização da biblioteca e dos seus recursos.

Sem comentários:

Enviar um comentário