quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Aristides ensinado nas escolas



Ao longo do mês de janeiro decorreram nas escolas do agrupamento várias atividades promovidas pelas bibliotecas escolares, dirigidas aos alunos, entre as quais um concurso sobre Aristides de S. Mendes,  contando com a intervenção de professores de várias disciplinas, de acordo com um plano de articulação sobre a temática em que a ação de Aristides de Sousa Mendes se enquadra, nomeadamente a questão dos Direitos Humanos, o inter e multiculturalismo, as minorias religiosas, a segunda guerra mundial e os regimes totalitários.
Na biblioteca escolar da EB2/3 Dr. Francisco G. Carneiro foi visionado por todas as turmas do 9ºano, o filme "O rapaz do pijama às riscas", com um grande entusiasmo do público assistente. 
O mesmo foi  acompanhado de um questionário, dando-se assim continuidade a esta atividade em contexto de sala de aula. Também foi analisado  um powerpoint sobre a vida de Aristides Mendes para as referidas turmas, com a colaboração da professora Céu Lage.  Esta atividade teve continuidade em algumas turmas de outros anos de escolaridade, solicitada por docentes que manifestaram esta pretensão. 
No dia 28 de janeiro o Major Álvaro de Sousa Mendes, neto do cônsul português, visitará as escolas do concelho para uma sessão de perguntas e respostas, destinada aos alunos do 9ºano e secundário. Na nossa escola a visita está marcada para as 10h, no auditório.
Pelas 15:50, no mesmo dia, também no auditóro da escola, teremos a visita da autora Cristina Luz, para algumas turmas do 2ºciclo, contando "Aristides aos mais pequenos".




Sem comentários:

Enviar um comentário