segunda-feira, 27 de maio de 2013

Atividade prática "Bulling"

No dia 15 de maio foi apresentada a maleta pedagógica elaborada pela estagiária Marta Cunha, do Curso Licenciatura em Animação Sociocultural, sobre a temática "Bulling" aos alunos dos  4º anos na biblioteca escolar do Caneiro. Foi selecionado este público devido à sua transação para outra escola, o que irá obrigar a uma nova adaptação, que por vezes é difícil. É onde os alunos criam muitas expetativas e anseios, sendo assim necessário alertá-los para eventuais perigos e orientá-los para que consigam resolver problemas relacionados com o bulling.
Esta atividade foi dividida em duas partes, a primeira de natureza teórica, para dar a conhecer a problemática e esclarecer algumas dúvidas e a segunda de cariz prático, baseada num jogo e numa dinâmica de grupo.
O jogo denominado “O Poder”, consistiu em que cada elemento do grupo desse ordens aos colegas. Com este jogo, pretendeu-se que os alunos compreendessem que para ordenar é preciso saber, e que nem sempre uma ordem é considerada positiva.
A dinâmica de grupo designada “Papéis de Comunicação”, baseou-se essencialmente na capacidade de interpretação de determinados papéis sobre um tema. Exigiu capacidade de argumentação e de respeito pelo outro na hora deste argumentar. O objetivo desta dinâmica foi refletir sobre os tipos e modos de comunicação, e de que maneira se enquadravam na situação de bulling.

Sem comentários:

Enviar um comentário