sexta-feira, 1 de março de 2019

Projeto SOBE - Saúde Oral nas Bibliotecas Escolares

No âmbito do Projeto SOBE - Saúde Oral nas Bibliotecas Escolares, em articulação com o PES, decorreram durante o mês de janeiro, na biblioteca da Escola Dr. Francisco Gonçalves Carneiro, sessões de sensibilização, direcionadas às turmas do 5.º ano de escolaridade sobre a importância da saúde oral em contexto escolar. A dinamização da iniciativa esteve a cargo da UCC Chaves 1.
No início  do encontro, os alunos testaram os seus conhecimentos sobre saúde oral  recorrendo à ferramenta interativa Kahoot.
Após terem concluído a atividade, a enfermeira prestou esclarecimentos sobre a importância da saúde oral: regularidade com que se devem efetuar as escovagens, os alimentos que provocarem cáries, o tipo de escova e quantidade de pasta de dentes a utilizar nos cuidados diários e os corretos movimentos da escovagem dos dentes etc… Pretendeu-se através de uma abordagem lúdica e didática melhorar os conhecimentos sobre este tema e alterar comportamentos incorretos.
No final, os alunos receberam um kit para escovagem dos dentes com o objetivo de o utilizarem na escola após a refeição. Como fonte de motivação adicional, de forma a poderem continuar a trabalhar a temática, foi-lhe proposto a elaboração de um cartaz alusivo à saúde oral. Assim, através de materiais e meios divertidos, pretendeu-se favorecer o cruzamento de vários domínios de competência e conhecimentos.
 Com esta iniciativa de promoção da leitura, do saber e da saúde, cumpre-se o objetivo do Projeto SOBE que é fazer com que a integração da temática da saúde oral nos currículos escolares se torne inevitável. 


Sem comentários:

Enviar um comentário