Seis dos livros candidatos da
iniciativa “Miúdos a Votos: Quais os Livros Mais Fixes?” invadiram o Auditório
da ES Dr. António Granjo, na tarde do dia 18 de abril, para um debate/comício
com os respetivos alunos que por eles fizeram campanha.
Os livros: A Culpa é das
Estrelas, Harry Potter e o Cálice de Fogo, História de uma Gaivota e do Gato
que a Ensinou a Voar, O Principezinho, O Rapaz do Pijama às Riscas e O Recruta foram
brilhantemente defendidos pelos seus apoiantes (Érica Rodrigues; Carolina
Parada; Duarte Morais e João Cunha; Ana Moura, Eva Barradas e Tatiana Silva;
Marta Teixeira; Gabriel Freitas e Gonçalo Ferraz), que apresentaram os pontos
fortes dos livros que apoiaram, apelando ao voto dos colegas assistentes.
Para além deste debate/comício, os
alunos fizeram apresentações na Biblioteca Escolar, elaboraram cartazes e
criaram alguns BookTrailers que, ao longo do período de campanha, engalanaram
diversos espaços da escola.
A iniciativa
“Miúdos a Votos: Quais os Livros Mais Fixes?” é promovida a nível nacional,
pela segunda vez, pela Revista Visão Júnior (que, este ano, nos
brindou com a sua presença para fazer a reportagem da atividade), em
parceria com Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), e destina-se a crianças e
jovens do 1.º ao 9.º ano de escolaridade. Pretende-se que, através dos livros,
os alunos tomem consciência das fases de um processo eleitoral (recenseamento,
apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, votação e escrutínio dos
votos) promovendo, simultaneamente, a leitura e valores de cidadania.
No dia 23 de
abril, Dia Mundial do Livro, decorreu o ato eleitoral e escrutínio dos votos,
nas escolas Dr.
Francisco Gonçalves Carneiro (2º CEB) e Dr. António Granjo
(3º CEB), tendo os alunos diretamente envolvidos ficado mais conscientes dos
seus direitos e deveres cívicos, bem como da importância da leitura para nos
ajudar a compreender o mundo, os outros e a nós próprios.
Parabéns a todos
os alunos e professores que contribuíram para que a atividade fosse bem
sucedida!
Equipa da Biblioteca Escolar
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