terça-feira, 3 de dezembro de 2013

3 de dezembro - Dia Internacional do Deficiente



Dia 3 de dezembro, terça-feira, comemorou-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998), em algumas escolas do Agrupamento Dr. António Granjo. Esta iniciativa promovida pela Biblioteca Escolar e Equipa do Projeto “Todos Juntos Podemos Ler”, teve como objetivos promover uma maior compreensão dos assuntos referentes à deficiência, mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e do bem estar das pessoas com incapacidades. Procurou também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela inclusão das pessoas com deficiência em cada aspeto da vida política, social, económica e cultural.
Uma vez que o Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo foi selecionado pela Rede de Bibliotecas Escolares e Plano Nacional de Leitura para implementar o Projeto “Todos Juntos Podemos Ler”, projeto direcionado para crianças NEE (Necessidades Educativas Especiais), foi selecionado o dia 3 de dezembro, para se desenvolverem sessões, dirigidas a todas as turmas dos 5º e 6º anos, com o professor Armando Santos, deficiente visual, de forma a consciencializar a comunidade escolar para os problemas sociais neste âmbito.
Com esta atividade, pretendemos que os alunos convivam, aprendam a aceitar e a lidar com colegas e pessoas portadoras de deficiência. Trabalhando diferentes conteúdos relacionados com esta problemática, desmistificam-se preconceitos, constroem-se saberes e adotam-se comportamentos revelando atitudes de cidadania.

Sem comentários:

Enviar um comentário