quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto


Numa iniciativa do Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Chaves, assinalou-se, no passado dia 28 de janeiro, em todos os agrupamentos escolares do concelho de Chaves, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e o 68º aniversário da libertação do campo de concentração Auschwitz-Birkenau, na Polónia.
Deste modo, foram realizadas ao longo do mês de janeiro diversas atividades promovidas pelas bibliotecas escolares, dirigidas aos alunos, entre as quais um concurso sobre Aristides de Sousa Mendes e, em sala de aula, foram exploradas questões relativas aos Direitos Humanos, ao multiculturalismo, às minorias religiosas e étnicas, à Segunda Guerra Mundial e aos regimes totalitários.
Como corolário destas atividades foram realizados vários colóquios dirigidos aos alunos do 9ºano, com a presença do Major Álvaro de Sousa Mendes, neto do cônsul português. Paralelamente, a escritora Ana Cristina Luz desenvolveu ações de promoção do seu livro sobre a figura de Aristides de Sousa Mendes, orientadas para os alunos do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico.
Integrado neste projeto decorreu também no dia 27, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal um colóquio sobre Aristides de Sousa Mendes com a presença especial do neto do cônsul português. Até ao dia 27 de fevereiro, está patente ao público, na sala polivalente da Biblioteca, uma exposição em banda desenhada alusiva ao tema.
Esta iniciativa só foi possível com a colaboração e o apoio de diversas entidades às quais o GTBEC agradece, em especial à Câmara Municipal de Chaves, à Fundação Aristides de Sousa Mendes, aos Órgãos Diretivos dos Agrupamentos de Escolas, à Casa do Seminário - Turismo Rural, à escritora Ana Luz, aos professores e aos alunos envolvidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário