segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Miúdos a Votos: Quais os livros mais fixes?





       O Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo aderiu, este ano, à atividade “Miúdos a votos: quais os livros mais fixes?”, promovida a nível nacional, pela primeira vez,  pela Revista Visão Júnior, em parceria com Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), destinada a crianças e jovens dos 1.º ao 9.º anos de escolaridade.
Pretende-se que os alunos desenvolvam uma atividade idêntica a um processo eleitoral político, para eleição do livro de que mais gostaram até ao momento e que visa a promoção da leitura e a aquisição de valores de cidadania através de recenseamento, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, votação e escrutínio dos votos. Este processo, em curso desde 5 de dezembro, terá o seu ponto alto entre 1 de fevereiro e 17 de março, período em que decorre a Campanha Eleitoral, com a realização de debates, comícios e a divulgação e defesa dos livros em campanha pelos respetivos candidatos/promotores.
            No Agrupamento, estão em campanha as seguintes obras, para o 2º ciclo: Missão Impossível (B22), por João Miguel Chapouto, do 5º A; A fada Oriana (B14), por Beatriz Rodrigues da Cruz, do 5º B; Ulisses (B32), por Ana Lopes, do 5º C; História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar (B19), por Eva Barreto dos Santos, do 6º D; Chocolate à Chuva (B03), por Beatriz Aguieiras, do 6º D; Diário de Anne Frank (B05), por Ana Carolina Parada, do 6º E, e para o 3º ciclo: A Lua de Joana (C23), por Eva Barradas, do 7.ºB; Ulisses (C30), por Sara Nascimento, do 8.ºD; O Diário de Anne Frank (C11), por Diana Batista, do 8.ºE, e Beatriz Cunha e Benedita Pereira, do 9.ºD, e A rapariga que roubava livros (C24), por Joana Gomes, do 9.ºD.

A Equipa da Biblioteca Escolar

Miúdos a Votos- Ulisses


Miúdos a Votos- Missão Impossível


Miúdos a Votos- A história da Gaivota e do Gato que a ensinou a voar.


Miúdos a Votos- O Diário de Anne Frank


Miúdos a Votos- Chocolate à Chuva






Saber Ser...Saber Estar...- Diferença e Bullying




A Biblioteca da Escola Dr. Francisco Gonçalves Carneiro, apresentou a proposta de desenvolvimento de alguns temas associados ao Desenvolvimento Pessoal e Social - Saber SER...Saber ESTAR” nas disciplinas Formação Cívica, Educação Moral e Religiosa Católica, ou outras que assim o desejem,como forma de apoio ao desenvolvimento do currículo e previsto na Medida 4 do Programa de Promoção do sucesso Escolar.
Pretende-se sensibilizar os jovens para uma educação em valores de sã convivência e respeito pelo outro através da abordagem dos temas tratados nas obras de literatura infanto-juvenil (educação para os valores, relacionamento com os outros, cidadania, entre outras), da autora Manuela Mota Ribeiro que estará presente na nossa escola nos dias 30 e 31 de março.
Durante o mês de fevereiro, a equipa  da biblioteca planificou atividades no âmbito da  temática  “O respeito pela diferença”, recorrendo à obra da autora citada:  Edmar, o Passarinho Albino,  para apresentar às turmas do 2º CEB.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Encontro com o autor/ilustrador Pedro Seromenho



    Entre os dias 25 e 26 de janeiro, o nosso Agrupamento recebeu o escritor/ ilustrador Pedro Soromenho, com sessões dirigidas aos alunos do pré-escolar, 2.º ciclo, 8.º ano e turmas de Artes do ensino secundário.
     A sua presença sensível e criativa foi um afago para miúdos e graúdos. As plateias de diferentes níveis etários ficaram rendidas ao encanto que brotava deste mágico das palavras.
    Para além de ter feito a "hora do conto ilustrada" sobre as obras: As Gravatas do Meu Pai, O Palhaço Avaria, Porque é que os Animais não Conduzem?, A Cidade que queria Viver no Campo, entre outras, acompanhou as sessões com momentos de ilustração, revisitou a sua vida cheia de nuances poéticas, partilhou os sonhos que lhe deram a mão e com um brilho no olhar mostrou que, quando os nossos desejos nos impelem a abraçar os “Sonhos pequeninos da Infância”, o caminho que se visiona só pode levar-nos ao encontro da rota da felicidade. Foi o que aconteceu consigo, quando desistiu de uma carreira de economista em prol da escrita e da ilustração.
     Ao longo dos encontros, mostrou sempre uma grande disponibilidade para responder às questões que lhe iam sendo colocadas e, no final, na sessão de autógrafos, personalizou cada dedicatória com uma ilustração expressiva.
   Houvesse mais tempo…e até acreditaríamos, como equipa da biblioteca, que as fadas nos visitariam para sorrir e agradecer a Pedro Soromenho!