quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

ENCONTRO COM JOÃO PINTO COELHO


No âmbito do Concurso Nacional de Leitura, recebemos a visita do autor João Pinto Coelho e, através deste interessante evento, a escola proporcionou uma manhã diferente aos alunos do ensino secundário, os quais ficaram muito sensibilizados com a temática da obra Perguntem a Sarah Gross, baseada em factos reais e que é fundamental ler, no sentido de abertura de horizontes aos jovens.
Após a visualização de um filme sobre o Holocausto, o Auditório ficou envolto numa moldura de emotividade. Este período cruel no que concerne aos direitos humanos, e que o autor tão bem retrata, abriu um espaço para o diálogo entre João Pinto Coelho, alunos e professores. No final, houve ainda espaço para a aquisição da obra e sessão de autógrafos.
A equipa da BE está grata ao autor por ter conseguido criar, com empatia e elegância, um clima propício à troca de ideias valiosas para a construção de uma cidadania ativa que permita que os nossos jovens digam sempre “não” à implementação de situações análogas.
Obrigada ao autor João Pinto Coelho por usar a força das palavras na construção de um mundo melhor, em oposição ao mundo cruel que retrata na sua obra.

A Equipa da BE


terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Escreva uma carta, Mude uma Vida - Amnistia Internacional 2015

Cartas - Amnistia Internacional 2015

Durante a semana que celebra os Direitos Humanos, entre os dias sete e onze de dezembro, a biblioteca da escola EB2,3 Dr. Francisco Gonçalves Carneiro abraçou a iniciativa promovida pela Amnistia Internacional “Maratona de Cartas” que, sob o mote Escreva uma carta, Mude uma Vida, levou à biblioteca as turmas do 2.º ciclo. Pretendeu-se com esta atividade sensibilizar os alunos para a assinatura de cartas que apelam para à libertação ou término da perseguição de pessoas ou comunidades em risco.
Assim, através do visionamento de vídeos, que mostravam de forma ostensiva o quanto os direitos humanos são desrespeitados pelo mundo, e da assinatura de cartas, respeitantes aos quatro casos que estão a ser apoiados em todo o mundo os alunos deram o seu valioso contributo para ajudar a construir um mundo mais pacífico.  
Ao assinarem as quatro petições, os nossos alunos, pequenos cidadãos ativos, estão a contribuir para que as meninas do Burkina Faso, Rafael Marques, Costas e o seu companheiro e Yecenia Armenta possam ver os seus direitos respeitados.
Durante o período em que decorreu a atividade, as singelas “margaridas” que saudavam os alunos à entrada da biblioteca e o ambiente intimista criado pelas velas que se mantiveram acesas, pareceu transformar aquele espaço num local de peregrinação em defesa dos direitos humanos.
A equipa da biblioteca escolar orgulha-se pelo facto de ter apoiado tão nobre iniciativa, porque acredita, convictamente, tal como Nelson Mandela, que “ a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”.

  A Coordenadora da BE, Ana Paula Monteiro da Silva Carvalho


À RODA DO LIVRO


          Apresentar livros, expor impressões e recomendar leituras foram alguns dos objetivos que os alunos do 8.ºD concretizaram na dinamização do projeto À Roda do Livro, em articulação com a disciplina de Português. Após a requisição de livros na BE e de um período de cerca de quatro semanas para leitura, uma “roda” é preparada no espaço da BE  para os alunos responderem a questões sobre as leituras e expressarem as suas preferências/impressões, sendo trabalhados os domínios da leitura, oralidade e escrita (através do preenchimento de um questionário online).